Romanos — Capítulo 3 (NVI)
3:1
Que vantagem há então em ser judeu, ou que utilidade há na circuncisão?
3:2
Muita, em todos os sentidos! Principalmente porque aos judeus foram confiadas as palavras de Deus.
3:3
Que importa se alguns deles foram infiéis? A sua infidelidade anulará a fidelidade de Deus?
3:4
De maneira nenhuma! Seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso. Como está escrito: "De modo que são justas as tuas palavras e prevaleces quando julgas".
3:5
Mas, se a nossa injustiça ressalta de maneira ainda mais clara a justiça de Deus, que diremos? Que Deus é injusto por aplicar a sua ira? ( Estou usando um argumento humano. )
3:6
Claro que não! Se fosse assim, como Deus iria julgar o mundo?
3:7
Alguém pode alegar ainda: "Se a minha mentira ressalta a veracidade de Deus, aumentando assim a sua glória, por que sou condenado como pecador? "
3:8
Por que não dizer como alguns caluniosamente afirmam que dizemos: "Façamos o mal, para que nos venha o bem"? A condenação dos tais é merecida.
3:9
Que concluiremos então? Estamos em posição de vantagem? Não! Já demonstramos que tanto judeus quanto gentios estão debaixo do pecado.
3:10
Como está escrito: "Não há nenhum justo, nem um sequer;
3:11
não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus.
3:12
Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer".
3:13
"Suas gargantas são um túmulo aberto; com suas línguas enganam". "Veneno de serpentes está em seus lábios".
3:14
"Suas bocas estão cheias de maldição e amargura".
3:15
"Seus pés são ágeis para derramar sangue;
3:16
ruína e desgraça marcam os seus caminhos,
3:17
e não conhecem o caminho da paz".
3:18
"Aos seus olhos é inútil temer a Deus".
3:19
Sabemos que tudo o que a lei diz, o diz àqueles que estão debaixo dela, para que toda boca se cale e todo o mundo esteja sob o juízo de Deus.
3:20
Portanto, ninguém será declarado justo diante dele baseando-se na obediência à lei, pois é mediante a lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado.
3:21
Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas,
3:22
justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que crêem. Não há distinção,
3:23
pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus,
3:24
sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.
3:25
Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça. Em sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos;
3:26
mas, no presente, demonstrou a sua justiça, a fim de ser justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.
3:27
Onde está, então, o motivo de vanglória? É excluído. Baseado em que princípio? No da obediência à lei? Não, mas no princípio da fé.
3:28
Pois sustentamos que o homem é justificado pela fé, independente da obediência à lei.
3:29
Deus é Deus apenas dos judeus? Ele não é também o Deus dos gentios? Sim, dos gentios também,
3:30
visto que existe um só Deus, que pela fé justificará os circuncisos e os incircuncisos.
3:31
Anulamos então a lei pela fé? De maneira nenhuma! Pelo contrário, confirmamos a lei.
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